Marrons glacés (castanhas cristalizadas ou glaçadas)

Os marrons glacés, são uma iguaria da doçaria francesa feita com castanha cozida e mergulhada em calda de açúcar. Um produto caro, tradicionalmente consumido na altura do Natal.

Uma receita bastante simples mas que necessita muita paciência pois as castanhas têm que marinar na calda durante 5 a 6 dias. A única dificuldade reside na 1ª cozedura das castanhas porque idealmente elas têm que ficar inteiras...

Mas apesar do tempo que leva, acredite, vale mesmo a pena ! E vai deixar toda a gente de boca aberta.

Ingredientes :

1kg de castanhas crus congeladas e inteiras

2 L de água mineral + água da torneira para a 1ª cozedura das castanhas

2kg de açúcar amarelo

1 vagém de baunilha

 

Realização :

Cozer as castanhas como indicado na embalagem (operação delicada...normalmente são 12mn mergulhando em água fervente)

Levar a água e o açúcar a ferver num tacho grande até obter um xarópe. Juntar a vagém de baunilha fendida no comprimento, raspada e cortada aos bocados. Deixar ferver durante 4-5 mn e mergulhar as castanhas. O mais prático é utilizar o cesto da panela de pressão porque vai precisar escoar as castanhas várias vezes.

Deixar ferver timidamente 1-2mn.

Desligar o lume e deixar repousar 24h.

No dia seguinte, escoar as castanhas retirando o cesto e pousar o cesto em cima dum prato. Levar o xarópe a ferver durante 4-5mn. Mergulhar as castanhas e deixar ferver timidamente 3mn. Desligar o lume e deixar repousar 24h.

No dia seguinte e os outros dias, repetir a mesma operação (5 ou 6 dias). As castanhas vão mudar de aspecto e ficar "confeitos".

Após as últimas 24h de repouso, escoar as castanhas, pousá-las uma a uma e cuidadosamente em cima de um tabuleiro forrado com pápel vegetal.

Untar com o xarópe da cozedura e deixar secar ao ár durante 24h.

Opcional : misturar um pouco do xarópe com açúcar em pó (icing sugar) e untar as castanhas antes do tempo de secagem. Vai obter uma camada fina de açúcar ligeiramente opaca do melhor efeito !

Write a comment

Comments: 0